terça-feira, 7 de abril de 2009

«Tomemos consciência de nossa responsabilidade na construção da Europa»

MADRI, terça-feira, 31 de março de 2009 (ZENIT.org).- A iniciativa de Cristãos pela Europa (IXE), que agrupa organizações cristãs de 13 países europeus, acaba de fazer um convite aos cidadãos europeus por ocasião das próximas eleições europeias de junho de 2009; no mesmo, anima «a superar a crise e os desafios de nosso tempo para uma Europa mais unida, mais solidária e mais aberta ao mundo».
Reconhecendo que vivemos «momentos especialmente carregados de dificuldades», os que assinaram lançam um convite afirmando que «o Evangelho, junto com as tradições que se afirmam herdeiras do mesmo, propõe-nos interpretar os sinais dos tempos que nos convidam a mudar de vida, para tornar possível o advento de uma sociedade mais humana e mais respeitosa do bem-estar de todos».
«Só uma Europa unida – acrescentam – pode responder aos desafios atuais, expressando seus valores profundos de solidariedade, de justiça e de paz no mundo. É mister, pois, que tomemos consciência de nossa responsabilidade pessoal na construção da Europa.»
Os que assinaram o convite pedem, em primeiro lugar, que se ponham em prática «o mais breve possível as disposições do Tratado de Lisboa». Afirmam que, ainda que «no Tratado não se mencionem as raízes cristãs da Europa, acolhemos positivamente aquelas afirmações do mesmo que estão, de fato, inspiradas pelo pensamento e os valores cristãos. Assim, o Tratado expõe explicitamente, pela primeira vez, que a dignidade humana é o primeiro dos valores da Europa, antes da liberdade, da democracia e da igualdade».
Em segundo lugar, o convite anima a «enfrentar a globalização da economia, construindo uma Europa mais solidária». Neste sentido, indicam que, diante dos desequilíbrios da situação atual, «é necessário modernizar o modelo europeu da economia social de mercado».
«Deve-se reforçar sua vocação – acrescentam – a reconciliar a eficácia econômica com a justiça social, ou a igualdade de oportunidades com a solidariedade. Esta solidariedade não pode deter-se nas fronteiras nacionais, mas deve beneficiar-se da insubstituível experiência comunitária adquirida na Europa com o transcurso dos anos, e mostrar-se mais audaz na defesa dos interesses dos mais vulneráveis.»
Com relação à mudança climática, convidam a construir «uma Europa mais respeitosa das gerações futuras. (...) Como cristãos – afirmam –, cremos que a Criação nos foi confiada por Deus e que nós somos os ‘administradores’ e usuários responsáveis da mesma».
Em relação a outro dos desafios que o continente enfrenta, o demográfico, «proposto por sua vez pelo envelhecimento e a diminuição de nossas populações», convidam todos a «construírem uma Europa mais generosa».
Para mais informações:
http://www.initiative-ixe.eu/Llamada-a-los-ciudadanos-europeos.html
zenit.org

Nenhum comentário: