sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Viva esperança do Papa nos progressos do diálogo luterano-católico

Viva esperança do Papa nos progressos do diálogo luterano-católico
Audiência com uma delegação da Igreja Evangélica Luterana na América
CIDADE DO VATICANO, quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010 (ZENIT.org).-
Ao receber hoje uma delegação da Igreja Evangélica Luterana na América, Bento XVI expressou sua satisfação pelos resultados alcançados até agora no diálogo luterano-católico e augurou que possam representar uma sólida base sobre a qual é preciso construir o futuro.
“Desde o início do meu pontificado, alentou-me que as relações entre católicos e luteranos tenham continuado crescendo, especialmente no âmbito da colaboração prática ao serviço do Evangelho”, confessou aos seus hóspedes, a quem encontrou na sala contígua à Paulo VI.
“Espero profundamente que a continuação do diálogo luterano-católico, tanto nos Estados Unidos como no resto do mundo, ajude a construir a partir dos acordos alcançados até agora”, acrescentou.
Segundo o pontífice, para isso, “o ecumenismo espiritual deve estar fundado na oração fervente e na conversão a Cristo, fonte de graça e de verdade”, constatou.
“Que o Senhor nos ajude a valorizar o que se conseguiu até agora e guardar isso com cuidado, e para fomentar seu desenvolvimento.”
O Papa citou a encíclica de João Paulo II, Ut unum sint, na qual seu predecessor definiu a relação entre católicos e luteranos como uma “fraternidade reencontrada”.
Da mesma forma, recordou o que João Paulo II disse no discurso aos bispos luteranos, no dia 26 de setembro de 1985: “Vós sois bem-vindos aqui. Alegremo-nos por este encontro estar se realizando. Façamos o propósito de estar abertos ao Senhor, para que Ele possa utilizar esta reunião para seus propósitos, para alcançar a unidade que Ele deseja. Obrigado pelos esforços que estais fazendo para a plena unidade na fé e na caridade”.
A Igreja Evangélica Luterana da América foi fundada em 1988. Tem mais de 4 milhões de fiéis e está presidida pelo bispo Mark Hanson, presente hoje na audiência geral com o Papa.

FONTE: ZENIT.ORG

Nenhum comentário: