sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Forças de segurança bombardeiam centro judaico de Mumbai; cinco reféns foram mortos

28/11/2008 - 12h16
Forças de segurança bombardeiam centro judaico de Mumbai; cinco reféns foram mortos
Das agências internacionais
Após a libertação dos reféns no hotel Oberoi/Trident nesta sexta-feira, as forças de segurança indianas deram início a nova batalha no centro judaico Nariman House, em Mumbai, capital financeira da Índia, onde terroristas fazem outros reféns desde os atentados que atingiram diversos pontos do país na quarta-feira.


Militares explodem parede de centro judaico em busca de reféns

Reféns são libertados de hotel
Uma série de explosões pôde ser ouvida além de uma intensa troca de tiros do lado de fora do centro, e a parede externa da casa judaica foi destruída pelos militares. Um diplomata israelense informou à agência de notícias "AFP" que há cinco reféns mortos dentro do centro. "Cinco corpos foram encontrados, todos de nacionalidade israelense, afirmou o Eli Belotsercovsky.

Agentes de segurança se inflitraram pelo teto da construção, e até um helicóptero foi usado para facilitar a aproximação dos militares. Ao fim da manhã, tropas indianas deixaram o local para reposicionamento, o que levou os curiosos que acompanham o caso animados. O fim da operação chegou a ser divulgado, o que foi desmentido logo depois.

"A operação ainda continua, mas estamos no estágio final", afirmou o chefe da polícia de Mumbai, Hassan Ghaffor, que disse acreditar que dois ou três reféns seguem presos.

Já o embaixador de Israel na Índia, Mark Sofer, aumentou a previsão. Segundo ele, até nove israelenses estão sendo feitos reféns dentro da casa judaica. A estimativa inicial da polícia indiana é que ao menos oito estrangeiros foram mortos nos ataques.

Mortos e terrorista no Taj Mahal
Além do centro, uma outra operação acontece no Taj Mahal hotel, outro palco de atentados, onde as forças de segurança tentam capturar um dos militantes que está escondido no local. Depois de horas de tiroteios e explosões, foram lançadas granadas dentro do hotel.

O chefe de uma das unidades de tropas envolvidas na operação, que expulsaram os militantes do hotel Taj Mahal, disse que viu de 12 a 15 corpos somente em um quarto.

Libertação de reféns
No hotel Oberoi/Trident, cerca de 100 reféns foram libertados nesta sexta-feira.
fonte:http://noticias.uol.com.br/ultnot/internacional/2008/11/28/ult1859u452.jhtm

Nenhum comentário: