quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Perda de ferramentas no espaço atrapalha missão de astronautas na ISS

19/11/2008 - 11h51
Perda de ferramentas no espaço atrapalha missão de astronautas na ISS
Publicidade
da Associated Press, em Houston

Controladores de vôo da Nasa (agência espacial norte-americana) tentam descobrir nesta quarta-feira (19) como contornar a perda, no espaço, de uma série de ferramentas que seriam utilizadas na missão na ISS (Estação Espacial Internacional, em inglês). Ontem, durante caminhada espacial, uma astronauta deixou escapar uma bolsa com ferramentas.

A perda das ferramentas ocorreu na primeira de uma série de quatro caminhadas programadas para reparos na ISS. A astronauta Heidemarie Stefanyshyn-Piper deixou sua bolsa de ferramentas cair quando se limpava da graxa que escapou de uma pistola de lubrificação.

AP

Mala escapa durante missão e se perde no espaço, levando par de pistolas de graxa, toalhas e um instrumento de raspagem
A bolsa se desprendeu de uma mala maior e "voou", levando um par de pistolas de graxa, toalhas e um instrumento de raspagem.

Os astronautas trabalhavam no conserto da articulação do mecanismo giratório de um grupo de painéis solares da estação. A junta tem apresentado problemas de desgaste de metal há cerca de um ano, limitando sua produção de energia.

Stefanyshyn-Piper e o companheiro Stephen Bowen tiveram de compartilhar a caminhada espacial de quase sete horas compartilhando as ferramentas.

"Apesar do meu pequeno soluço, nosso grande soluço, eu acho que fizemos um ótimo trabalho lá", afirmou Stefanyshyn-Piper, após retornar ao interior da ISS.

Os controladores de vôo avaliam fazer com que dois astronautas utilizem o par de pistolas de graxa que sobraram na mala de Bowen. Novas caminhadas espaciais estão marcadas para esta quinta-feira (20), sábado (22) e segunda-feira (24).

Eles também podem utilizar as pistolas destinadas ao reparo da nave Endeavour. Outra opção é fazer com que um astronauta limpe a junta com problemas, enquanto o outro usa a graxa para lubrificar o local.

A Nasa afirma que não está preocupada com uma possível colisão da mala perdida com a estação espacial ou a nave Endeavour, acoplada ao complexo. "Definitivamente, a mala está indo embora", afirma Ginger Kerrick, engenheiro de vôo.

Leia mais

Astronauta da ISS perde caixa de ferramentas no espaço
Endeavour se acopla à ISS em missão para ampliar capacidade do complexo
Endeavour inicia missão à ISS após lançamento bem-sucedido
Endeavour é lançada e inicia missão de 15 dias à ISS
Astronautas da ISS vão beber água reciclada de urina
Especial

Leia o que já foi publicado sobre a Nasa
Navegue no melhor roteiro de cultura e diversão da internet
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u469330.shtml

Nenhum comentário: