terça-feira, 4 de novembro de 2008

Santa Sé convida hindus a «conviverem em harmonia» com outras religiões

Santa Sé convida hindus a «conviverem em harmonia» com outras religiões
Por ocasião da celebração do Diwali, a festa que dá início ao ano novo


Por Inma Álvarez
CIDADE DO VATICANO, terça-feira, 28 de outubro de 2008 (ZENIT.org).- Por ocasião da celebração da festa hindu do Diwali – «da luz» –, que dá início ao ano novo, a Santa Sé divulgou uma mensagem do Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-Religioso, com o título: «Cristãos e hindus, juntos para a não-violência».
Na mensagem, o presidente deste Conselho, cardeal Jean-Louis Tauran, convida o mundo hindu a considerar «como podemos viver em harmonia na sociedade atual, dando testemunho desta verdade, dessa luz e dessa esperança celebradas no Diwali».
O purpurado disse que, na tradição hindu, «a não-violência é um dos ensinamentos mais importantes», e recordou Mahatma Gandhi, que desenvolveu o conceito da não-violência, da qual foi «um guia e um exemplo até o ponto de sacrificar sua vida».
Por outro lado, recordou, «para os cristãos, no Discurso da Montanha Jesus exortou seus discípulos a amarem a seus inimigos, a rezarem pelos que os odeiam, a fazerem o bem aos que os maltratam».
«A não-violência não é só um expediente tático, mas a postura de quem, como fez o Papa, ‘está tão convencido do amor de Deus e de seu poder, que não teme enfrentar o mal com as únicas armas do amor e da verdade’», acrescentou.
Segundo o cardeal Tauran, o amor aos inimigos «é a revolução do amor, um amor que fundamentalmente não depende das capacidades humanas, mas é um dom de Deus».
Também recordou que a não-violência é um valor para muitas outras religiões. «Como líderes religiosos, chamados a afirmar a verdade que se encontra em nossas respectivas religiões, estimulemos a não-violência entre nossos seguidores e apoiemos isso com nossas ações.»
«Façamos todo o possível para promover a sacralidade da vida humana, o bem dos pobres e dos frágeis ao nosso redor, e para colaborar, através do diálogo, para que se respeite a dignidade de todo ser humano sem distinção de etnia ou casta, credo ou classe social.»
O purpurado convida hindus e cristãos, especialmente na situação atual, a «se deixarem vencer pelo amor sem reservas, com a convicção de que a não-violência é o único caminho para construir uma sociedade global mais compassiva, mais justa e mais atenta aos necessitados».
fonte:Zenit.org

Nenhum comentário: