quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Bíblia é palavra humana consagrada

Bíblia é palavra humana consagrada
Bispo português destaca relação entre mistério da Palavra e mistério da Eucaristia

CIDADE DO VATICANO, quinta-feira, 16 de outubro de 2008 (ZENIT.org).- O bispo auxiliar do Porto, Dom António Maria Bessa Taipa, pediu na assembléia do Sínodo que se relacione o mistério da Palavra com o mistério da Eucaristia.
Ao intervir em plenário essa terça-feira, o bispo destacou que, «de fato, é na Eucaristia que a Palavra de Deus, o verbo feito Palavra, expressa toda sua força significativa e perfomartiva».
«Esse seria um caminho para ajudar a entender a Liturgia da Palavra e da Liturgia Eucarística como uma única ação litúrgica», considera.
Ao se referir ao capítulo 2 do «Instrumentum laboris» do Sínodo, onde se fala da Sagrada Escritura, o prelado afirmou que «aqui também nós poderíamos estabelecer a relação entre Sagrada Escritura, o Mistério da Bíblia e o Mistério Eucarístico».
«Se na Eucaristia temos o pão consagrado, também podemos dizer que a Bíblia é a Palavra humana consagrada.»
«Isso ajudaria a tomar a Sagrada Escritura como um livro especial, santo, humano-divino. Ajudaria a considerá-la e venerá-la em seu Mistério», disse.
O bispo recordou os critérios fundamentais para se ouvir a Palavra de Deus que se busca na Bíblia: fé, leitura assídua, estudo sério, obediência, pobreza e liberdade.
De acordo com Dom António Taipa, conviria acrescentar também a atenção ao mundo e à história; ao mundo dos homens.
«Nós ouvimos, vemos e lemos o que está acontecendo». Faz-se necessário «amar este mundo, nosso mundo, que Deus amou e ama».
Amá-lo «em suas dores e sofrimentos, em suas desilusões e angústias, na sua busca de paz e dignidade de vida», apesar de que muitas vezes tome um «caminho errôneo».
«Amá-lo também nas realizações em favor do homem e de sua dignidade de pessoa. Isso irá ajudar a abrir à Palavra o caminho para sua inserção no mundo e permitirá penetrar na inesgotabilidade de sua novidade», disse.
fonte: Zenit.org

Nenhum comentário: