quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Cresce venda de cigarro eletrônico no Reino Unido

da BBC

Com a proibição do fumo em bares e restaurantes no Reino Unido, fumantes britânicos encontraram uma solução para burlar a lei: o cigarro eletrônico.

O produto é considerado por muitos uma alternativa mais saudável. O cigarro eletrônico funciona com cartuchos de nicotina e é vendido há mais de um ano no Reino Unido, mas recentemente as vendas aumentaram consideravelmente.

A maioria dos cigarros eletrônicos é fabricada na China. O produto solta um vapor quente quando é inalado, e isso preocupa muitos especialistas, como Douglas Bettcher, da Organização Mundial de Saúde (OMS).

"Este é um produto novo, que ainda não foi testado", diz Bettcher. "Não sabemos exatamente o que há dentro desses cartuchos, além de nicotina, e quais são os efeitos de aquecer essas substâncias, transformá-las em vapor e inalar esse vapor."

O diretor da Electronic Cigarette Company (empresa que fabrica os cigarros), Jason Cropper, diz que que é muito caro fazer testes clínicos.

"A maioria das empresas que vendem o produto é pequena", afirma Cropper. "Não temos recursos financeiros para fazer testes clínicos."

Leia mais

Tabaco mata 660 mil pessoas por ano nos países da União Européia
Corte Federal da Suíça anula regra que proibia fumar em locais públicos
Astros de Hollywood recebiam fortunas para fumar em filmes
Cerco contra fumo atinge turistas pelo mundo; veja leis em dez países
Temporão afirma que Lula tem consciência sobre veto ao fumo
fonte:http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u453913.shtml

Nenhum comentário: