quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Primeira missão indiana à Lua parte neste mês

da Reuters, em Nova Déli

A Índia vai lançar, no dia 22 de outubro, um foguete construído localmente, na primeira missão do país à Lua, informou nesta terça-feira M. Annadurai, chefe do projeto. A missão não será tripulada.

"Caso haja algum atraso, provavelmente será por conta do tempo, caso contrário não prevejo nenhuma dificuldade técnica", disse Annadurai.

Jagadeesh Nv/Efe

Seis países, incluindo os Estados Unidos, estão diretamente envolvidos no projeto, que custará mais US$ 80 milhões
O lançamento, que era previsto para abril mas foi adiado devido a dificuldades técnicas, terá entre os dias 20 e 28 de outubro para acontecer, em uma cidade no sul da Índia.

Seis países, incluindo os Estados Unidos, estão diretamente envolvidos no projeto, que custará aproximadamente US$ 80,8 milhões.

O objeto é fazer um atlas tridimensional da Lua por meio de sensores de alta resolução, além de mapear a composição química e mineral da superfície.

Apesar do financiamento limitado, a Índia mantém um extenso programa espacial, que consiste no lançamento de veículos, satélites e centros de processamento de dados.

O país planeja enviar um astronauta ao espaço até 2014, além de uma missão tripulada à Lua em 2020. Para se preparar para isso, a Índia lançou, pela primeira vez, quatro satélites em um único foguete, em janeiro de 2007 --um deles foi trazido de volta à Terra.

Leia mais

Sonda Messenger faz sobrevôo sobre Mercúrio
Órbita da ISS é corrigida para acoplamento de nave
Nasa completa 50 anos com sonho de voltar à Lua
Meteorito pode dar "carona" a micróbio
Telescópio Hubble "trava" e faz Nasa adiar missão de reparo
Especial

Leia o que já foi publicado sobre Mercúrio
fonte:http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u453568.shtml

Nenhum comentário: